Carregando

Negócio de Impacto

coex carajás

contribui para a preservação de áreas de floresta da Amazônia na Floresta Nacional de Carajás

A extração e comercialização da folha do jaborandi é a principal atividade da Coex Carajás (Cooperativa dos Extrativistas da Flona de Carajás).Originalmente criada em 2006 com o nome de Cooperativa Jaborandi, a Coex Carajás mudou de nome em 2011, e é hoje a única cooperativa de extrativismo pautada pela conservação ambiental da região.

Das folhas de jaborandi são produzidos remédios para glaucoma e câncer. A cooperativa comercializa a matéria-prima sem beneficiamento, como também sementes de outras espécies, muito utilizadas para reflorestamento. O trabalho contribui para a preservação de áreas de floresta da Amazônia na Floresta Nacional de Carajás, gera renda para as comunidades locais e reduz taxas de desmatamento e perda da biodiversidade.

“Visualizo a Coex Carajás no futuro como referência de cooperativa extrativista na Amazônia. O extrativismo é uma das fontes viáveis para tornar e manter a Amazônia em pé. É uma prova de que a Amazônia em pé tem valor, diferentemente do que muitos pensam. Isso é uma realidade que deve ser multiplicada e divulgada para o planeta”Ana Paula Nascimento – Presidente da Coex Carajás.

raio-x

Cidade/estado

Parauapebas - PA

Fundação

2011

Natureza do negócio

Cooperativa

Modelo

B2B

Fundadores:

Ana Paula Ferreira Nascimento, Edilson Pereira da Costa e Gilberto Gonzaga Araujo

Tamanho da equipe:

38 cooperados

Patente

Não

Fase do negócio

Organização do negócio

Ano de entrada no programa:

2020

Valor total captado

R$ 413.414,00

O que resolve

Minimiza as áreas degradadas na Amazônia, colabora com o tratamento de doenças e propicia a geração de renda para comunidade local com atividades sustentáveis.

impacto

O extrativismo vegetal contribui para a preservação de áreas florestais na Amazônia, reduzindo as taxas de desmatamento e gerando renda para famílias.

produto

Sementes florestais fornecidas para empresas e terceirizadas e folhas de jaborandi fornecidas para empresa produtora de extratos botânicos, óleos e ativos isolados para a indústria farmacêutica.

Cesta de compras

Amaz divulga negócios selecionados para pré-aceleração no mês de novembro