A extração e comercialização da folha do jaborandi é a principal atividade da Coex Carajás (Cooperativa dos Extrativistas da Flona de Carajás).Originalmente criada em 2006 com o nome de Cooperativa Jaborandi, a Coex Carajás mudou de nome em 2011, e é hoje a única cooperativa de extrativismo pautada pela conservação ambiental da região.
Das folhas de jaborandi são produzidos remédios para glaucoma e câncer. A cooperativa comercializa a matéria-prima sem beneficiamento, como também sementes de outras espécies, muito utilizadas para reflorestamento. O trabalho contribui para a preservação de áreas de floresta da Amazônia na Floresta Nacional de Carajás, gera renda para as comunidades locais e reduz taxas de desmatamento e perda da biodiversidade.
Parauapebas - PA
2011
Cooperativa
B2B
Ana Paula Ferreira Nascimento, Edilson Pereira da Costa e Gilberto Gonzaga Araujo
38 cooperados
Não
Organização do negócio
2020
R$ 413.414,00
Minimiza as áreas degradadas na Amazônia, colabora com o tratamento de doenças e propicia a geração de renda para comunidade local com atividades sustentáveis.
O extrativismo vegetal contribui para a preservação de áreas florestais na Amazônia, reduzindo as taxas de desmatamento e gerando renda para famílias.
Sementes florestais fornecidas para empresas e terceirizadas e folhas de jaborandi fornecidas para empresa produtora de extratos botânicos, óleos e ativos isolados para a indústria farmacêutica.