Carregando

Negócio de Impacto

Manawara

produtos inovadores que popularizam sabores amazônicos e proporcionam comércio justo

A Manawara surgiu da paixão por balas de goma e pela Amazônia. É uma marca de doces veganos, sem glúten e sem lactose, produzidos a partir de matérias-primas amazônicas. Conta com mais de 20 opções de produtos, entre balas de frutas de sabores variados, castanhas e biscoitos. Alimentos como açaí, guaraná, taperebá e cupuaçu estão presentes em jujubas e outros produtos veganos, sem glúten nem lactose.

Em sua cadeia produtiva, o negócio busca valorizar produtores da região amazônica. O guaraná utilizado vem de Maués, a castanha é proveniente da Assoab (Associação dos Agropecuários de Beruri), que atua na Resex Mamirauá. O polvilho dos biscoitos vem de Iranduba, o mel de Boa Vista do Ramos, a farinha de coco de produtores do Acre.

A empresa tem participado das maiores feiras de alimentos e bebidas do mundo e da Europa – a Anuga e a Sial. Pela Sial, ganhou o Selo de Inovação em 2020. E ficou em terceiro lugar no prêmio Brazil Design Awards com as embalagens desenvolvidas para as balas de fruta, também em 2020

“Nossa intenção é promover uma imersão no mundo de cores e sabores da Amazônia. Que cada um tenha a possibilidade de imaginar a sua Amazônia através dos produtos que oferecemos. Dentro de cada bala, de cada caixinha, tem muito zelo com a natureza e com as pessoas que vivem na floresta”Mércio Sena, CEO da Manawara

raio-x

Cidade/estado

Iranduba, AM

Fundação

2016

Natureza do negócio

Sociedade Empresária Ltda

Modelo

B2B, B2C e franquias

Fundadores:

Mércio Sena Cunha Melo

Tamanho da equipe:

15 pessoas

Patente

Não

Fase do negócio

tração

Ano de entrada no programa:

2022

Valor total captado

R$ 300 mil

O que resolve

Atua considerando 3 frentes de problemas socioambientais: Devastação da floresta amazônica por modelo extrativista tradicional; Baixas condições de vida de comunidades indígenas e tradicionais da floresta, comércio injusto e intermediado por atravessadores; Baixo desenvolvimento das cadeias extrativistas e necessidade de aprofundamento da inovação em produtos para gerar atratividade e interesse do público consumidor.

impacto

Desenvolvimento de produto envolvendo cadeias extrativistas;
1% do lucro líquido anual direcionado a projetos e iniciativas de impacto na Amazônia rural; Cadeia produtiva baseada em comércio justo com fornecedores comunitários;  Fortalecimento de cadeias produtivas a partir de capacitações para ganho de eficiência e qualidade; Apoio financeiro a iniciativas que promovam desenvolvimento de comunidades tradicionais.

Produto/mercado

Segundo a consultoria Tridge, o mercado de doces é avaliado em 11,73 bilhões de dólares. O Brasil é o 20º maior exportador, com um percentual de 1,32% do market share mundial. Na definição da APEX e da Brasil Sweets e Snacks ,os produtos da Manawara são classificados na categoria “caramelos, confeitos, dropes, pastilhas e produtos semelhantes, sem cacau”. Este segmento cresceu 30,2% de 2021 para 2022, considerando o mercado nacional.

Cesta de compras