Marca vegana de cosméticos naturais, com 10 anos no mercado, pautada na valorização da floresta em pé. Seus produtos contêm cerca de 90-96% de insumos florestais, extraídos de forma sustentável por comunidades ribeirinhas do Oeste do Pará.
95 % dos componentes utilizados em sabonetes, cremes, desodorantes e demais produtos da marca, são comprados dessas comunidades. Cerca de 30 famílias são beneficiadas pelo trabalho da Ekilibre, um impacto direto em aproximadamente 130 pessoas.
Os produtos trazem saúde, bem estar e proporcionam o autocuidado a partir de insumos naturais da floresta.
Santarém, PA
2011
Sociedade Ltda
B2B e B2C
Kairós Canavarro e Maria José de Freitas Luiz
12 pessoas
Sim
Tração
2022
R$ 200 mil
Falta de estrutura, organização e planejamento sazonal das cadeias extrativistas da região de Alter do Chão, Pará; dificuldade de acesso ao mercado destas cadeias; necessidade de capacitação, estrutura e equipamentos para aprimoramento do beneficiamento da produção.
Atualmente impacta 30 famílias. Os principais impactos e benefícios observados são: geração direta de renda para as comunidades em vulnerabilidade social e isoladas; dignidade e qualidade de vida; valorização da cultura ancestral; planejamento familiar considerando o comprometimento de compra da Ekilibre.
Os produtos destinam-se ao mercado de cosméticos com consumidores que estão dispostos a pagar preço acima da média em relação aos cosméticos tradicionais. O público, em sua maioria, é composto por mulheres que buscam produtos naturais, sustentáveis e de alta performance.