Loading

Negócio de Impacto

manioca

trabalho com ingredientes da região, criação de produtos 100% naturais

Os sabores amazônicos movem o espírito da Manioca Brasil, que busca conectar pessoas à Amazônia por meio de alimentos criativos e naturais elaborados a partir de três princípios: trabalho com ingredientes da região, criação de produtos 100% naturais e promoção do comércio justo com produtores, comunidades, cozinheiros que são a base da culinária paraense.

Criada em 2014 por Joanna Martins, a Manioca produz itens como as geleias de pimenta de cheiro, de priprioca e de taperebá; o doce de cupuaçu; o molho de tucupi preto e o tucupi temperado; o licor de flor de jambu e o feijão manteiguinha, dentre outros itens que são beneficiados e comercializados pela Manioca. Além de valorizar os produtos da Amazônia paraense, o negócio contribui para o desenvolvimento da cadeia produtiva local e da gastronomia brasileira.

“Temos atualmente 30 fornecedores, dos quais 14 são produtores da agricultura familiar. Em média, 40% de toda a nossa compra vem da agricultura familiar. Os produtores são selecionados pela qualidade de seus produtos e vontade de crescer. Apoiamos essas pessoas com iniciativas de capacitação, acesso a tecnologias e orientação para melhoria na padronização do produto”Joanna Martins, CEO da Manioca

raio-x

Cidade/estado

Belém - PA

Fundação

2014

Natureza do negócio

Sociedade limitada

Modelo

B2B, B2B2C e B2C

Fundadores:

Joanna Martins e Paulo Monteiro dos Reis

Tamanho da equipe:

18 colaboradores

Patente

Não

Fase do negócio

escala

Ano de entrada no programa:

2019

Valor total captado

R$ 451.880,00

O que resolve

Estimula a comercialização dos produtos da região – biodiversidade e agricultura familiar – de modo a promover desenvolvimento regional sustentável, valorizando os atrativos que a floresta oferece.

impacto

Valorização dos produtos locais. Geração de renda a comunidades rurais e ribeirinhas e desenvolvimento da cadeia produtiva por meio do comércio justo. Desenvolvimento de sistema de gestão de fornecedores e acompanhamento de indicadores de impacto socioeconômico para as famílias.

Produto/mercado

Produtos alimentícios com ingredientes da Amazônia – geleias, farinhas, granolas, molhos e temperos – para Food Services e pontos de venda de varejo com foco nos estados de SP, PR, PA, RJ, DF e PE.

Shopping Basket