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saber tradicional e ciência gerando valor máximo para comunidades da Terra do Meio e muito sabor e saúde para as pessoas e o planeta

Nutrir o mundo com a abundância e a sabedoria da Floresta Amazônica, através da produção e comercialização de super alimentos da floresta com insumos oriundos do extrativismo sustentável e comunitário, com foco no mercado local, nacional e exportação. 

Essa é a proposta da Mazô Maná, que busca também integrar modelos de  Pagamentos por Serviços Socioambientais, incluindo carbono, aos modelos de governança e cadeias produtivas locais onde estabeleça parcerias. E equity para associações dos povos da floresta. Atuação em rede, facilitando a comunicação do valor da floresta e ameaças através dos produtos, para públicos que normalmente não acessam essas informações.

"Ao olhar o mapa de desmatamento na Amazônia, é fácil perceber que onde tem população tradicional tem floresta em pé! Por isso, a motivação da Mazô Maná é inovar na geração de valor para floresta e seus povos, seja pelo manejo de alimentos amazônicos ou pelo trabalho de conservação da mata e rios com seus modos de vida. Por aqui, acreditamos em uma economia da diversidade socioambiental e do cuidado em prol do nosso futuro."Marcelo Salazar

raio-x

Cidade/estado

Altamira, PA

Fundação

2022

Natureza do negócio

Sociedade Ltda

Modelo

B2B e B2C

Fundadores:

Marcelo Salazar e Airam Correa Marçal

Tamanho da equipe:

8 pessoas

Patente

Não

Fase do negócio

Protótipo

Ano de entrada no programa:

2022

Valor total captado

R$ 300 mil

O que resolve

Oportunidade de renda às populações tradicionais e povos originários, bem como bem-estar e uma alimentação balanceada para o consumidor final através do desenvolvimento de produtos com os povos da floresta, por meio de um modelo justo do começo ao fim – em que esses povos contam com participação na Mazô Maná. Além da valorização destas comunidades tradicionais, das florestas, rios e seus seres, buscando combater a crise climática a partir de um novo modelo inovador de fazer negócios na Amazônia.

impacto

Rede de Cantinas da Terra do Meio: 9 milhões de hectares e 3 mil pessoas envolvidas na rede; compra de múltiplos ingredientes; empresas influenciadas no relacionamento com a comunidade (mudar o modelo de relação comunidade-empresa); alavancar outros recursos dentro das comunidades, especialmente relacionados a projetos de carbono e PSSA (Pagamento por Serviços Socioambientais); trazer inovação e P&D para as comunidades em melhoria no processamento de produtos em mini-usinas locais, alternativas para merenda escolar e alimentação local; contribuir com governança da rede e interação com outras empresas e organizações da sociedade civil.

Produto/mercado

O mercado de suplemento alimentar na categoria de meal replacement alcançou US$ 12 bilhões em 2022, com expectativa de chegar a U$S 16 bilhões em 2028 (Market Data Forecast 2023). O consumo de suplementos regularmente pelos brasileiros chega a 80%, sendo que 59% declaram consumir todos os dias (Pesquisa Hábito de Consumo e Nutrição 2023). Ainda, 59% das pessoas afirmam o desejo de mudar para ter um estilo de vida ambientalmente mais amigável (Instituto Akatu e GlobeScan 2021).  E 55% dos brasileiros se dizem dispostos a pagar mais por produtos ou marcas sustentáveis (Instituto Akatu e GlobeScan 2021). O primeiro produto da Mazô Maná é um suplemento alimentar que leva mais de uma dezena de ingredientes amazônicos.

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