Nutrir o mundo com a abundância e a sabedoria da Floresta Amazônica, através da produção e comercialização de super alimentos da floresta com insumos oriundos do extrativismo sustentável e comunitário, com foco no mercado local, nacional e exportação.
Essa é a proposta da Mazô Maná, que busca também integrar modelos de Pagamentos por Serviços Socioambientais, incluindo carbono, aos modelos de governança e cadeias produtivas locais onde estabeleça parcerias. E equity para associações dos povos da floresta. Atuação em rede, facilitando a comunicação do valor da floresta e ameaças através dos produtos, para públicos que normalmente não acessam essas informações.
Altamira, PA
2022
Sociedade Ltda
B2B e B2C
Marcelo Salazar e Airam Correa Marçal
8 pessoas
Não
Protótipo
2022
R$ 300 mil
Oportunidade de renda às populações tradicionais e povos originários, bem como bem-estar e uma alimentação balanceada para o consumidor final através do desenvolvimento de produtos com os povos da floresta, por meio de um modelo justo do começo ao fim – em que esses povos contam com participação na Mazô Maná. Além da valorização destas comunidades tradicionais, das florestas, rios e seus seres, buscando combater a crise climática a partir de um novo modelo inovador de fazer negócios na Amazônia.
Rede de Cantinas da Terra do Meio: 9 milhões de hectares e 3 mil pessoas envolvidas na rede; compra de múltiplos ingredientes; empresas influenciadas no relacionamento com a comunidade (mudar o modelo de relação comunidade-empresa); alavancar outros recursos dentro das comunidades, especialmente relacionados a projetos de carbono e PSSA (Pagamento por Serviços Socioambientais); trazer inovação e P&D para as comunidades em melhoria no processamento de produtos em mini-usinas locais, alternativas para merenda escolar e alimentação local; contribuir com governança da rede e interação com outras empresas e organizações da sociedade civil.
O mercado de suplemento alimentar na categoria de meal replacement alcançou US$ 12 bilhões em 2022, com expectativa de chegar a U$S 16 bilhões em 2028 (Market Data Forecast 2023). O consumo de suplementos regularmente pelos brasileiros chega a 80%, sendo que 59% declaram consumir todos os dias (Pesquisa Hábito de Consumo e Nutrição 2023). Ainda, 59% das pessoas afirmam o desejo de mudar para ter um estilo de vida ambientalmente mais amigável (Instituto Akatu e GlobeScan 2021). E 55% dos brasileiros se dizem dispostos a pagar mais por produtos ou marcas sustentáveis (Instituto Akatu e GlobeScan 2021). O primeiro produto da Mazô Maná é um suplemento alimentar que leva mais de uma dezena de ingredientes amazônicos.