A Tucum é um negócio de impacto criado em 2012 que promove o encontro das pessoas dos centros urbanos com os povos da floresta por meio de sua arte e manifestações estéticas. Comercializando itens para o corpo, casa, além de arte e artefatos, difunde os saberes ancestrais de dezenas de povos indígenas brasileiros. O trabalho possui o selo Origens Brasil.
A empresa lançou um marketplace que vai reunir lojas dos grupos indígenas que produzem artesanato e com os quais vem trabalhando em sua atuação. Para isso, deu início a uma experiência de ensino à distância junto a lideranças indígenas sobre vendas online em artesanato. Representante do Brasil na etapa final da segunda edição do Prêmio Empreender com Impacto Latam em 2020, a Tucum ficou em segundo lugar dentre seis semifinalistas e recebeu um prêmio de 10 mil dólares para impulsionar o negócio.
Teresópolis - RJ
2013
microempresa
B2C
Amanda Santana e Fernando Niemeyer
4 colaboradores
Não
organização do negócio
2020
R$ 371.472,00
Promove o acesso de artesãs, artesãos e artistas indígenas ao mercado consumidor por meio de uma plataforma de marketplace.
A rede de fornecedores da Tucum envolve 2.500 artesãs e artesãos em 31 terras indígenas/ áreas protegidas, representando 54 etnias/povos tradicionais. Gera renda de forma sustentável, promove valorização da cultura, empoderamento das mulheres e circulação pelo território, sendo um contraponto ao envolvimento com atividades ilícitas, como garimpo e madeira.
Itens de artesanato indígena para corpo, casa, arte e outros artefatos.