Carregando

Negócio de Impacto

Zeno Nativo

Produção de castanhas do brasil e cacau fino que preserva e regenera a floresta e gera renda na região do Rio Acará, no Pará

Produz e comercializa castanhas do Brasil e amêndoas finas de cacau nativo reconhecidas pela qualidade. 

As castanhas são descascadas e desidratadas, e o processo de beneficiamento confere sabor delicado e crocância máxima. Os parceiros coletores são remunerados com prêmio e compra garantida, incentivando a conservação da floresta. 

O cacau fino de origem, tipo Maranhão, é fermentado customizadamente, em acordo com as especificidades do cliente, com técnicas modernas, e submetido a secagem solar lenta. Microlotes garantem qualidade e rastreabilidade. 

"Meu maior objetivo com todo o trabalho que eu faço ali, com a castanha e o cacau, é tentar fazer com que as pessoas tenham orgulho, prazer em serem reconhecidas como nativas, como originárias daquela região, e que se tornem verdadeiras guardiãs daquela natureza. E claro, que sejam também recompensadas financeiramente por todo o trabalho que fazem, explorando de forma correta e consciente a região, e tenham uma melhora significativa da qualidade de vida.” Zeno Gemaque, fundador da Zeno Nativo

raio-x

Cidade/estado

Acará, PA

Fundação

2015

Natureza do negócio

Microempresa

Modelo

B2B, B2B2C e B2C

Fundadores:

Zeno Júlio Gemaque e Coi Beluzzo

Tamanho da equipe:

4 pessoas

Patente

-

Fase do negócio

Tração

Ano de entrada no programa:

2023

Valor total captado

R$ 400 mil

O que resolve

A monocultura do açaí e da palma na região do Rio Acará ameaça a floresta com contaminação do rio e extração ilegal de madeira. A produção de castanhas do Brasil e amêndoas de cacau nativo contribui para a conservação da floresta, abre novos mercados e gera renda para as comunidades.  

impacto

Em 2024, 250 famílias na região do Acará participam da cadeia produtiva e contribuem para a conservação da floresta. A projeção para dez anos é mais do que dobrar esse número ao expandir as bases de processamento, ampliando o impacto para além do rio Acará com envolvimento de outras comunidades da região e contribuindo ainda mais para a conservação da floresta e para a manutenção da biodiversidade com o beneficiamento do cacau e da castanha nativos. 

Produto/mercado

Vendas B2B de castanhas premium de alta qualidade, em processo de expansão de SKUs. Chocolateiros do Brasil e do mundo que buscam cacau fino de origem, com fermentação de qualidade, microlotes com rastreabilidade e sabores e aromas exclusivos da floresta amazônica na região do Rio Acará.  

Cesta de compras