Comercializar sucos de frutas nativas da Amazônia em escala industrial é o negócio da OKA, fundada em agosto de 2018. A empresa pretende ser referência nacional na produção de alimentos associados à conservação da floresta amazônica.
Hoje a OKA produz sucos de frutas tropicais e amazônicas como acerola, goiaba, abacaxi, cupuaçu, taperebá, bacuri e buriti, comercializados em embalagens de 300ml e 900ml em 70 pontos de venda, com abrangência na Grande Belém (PA). A empresa trabalha com a expectativa de expansão para outros estados.
Ananindeua - PA
2018
Sociedade Limitada
B2B
Paulo Roberto Araújo Júnior e Bruno Moraes
5 colaboradores
Não
tração
2020
R$169.379,00
A produção de sucos com frutos da Amazônia está diretamente ligada à produção sustentável e manutenção da floresta em pé, por meio de uma integração entre a indústria e agricultores. Promove uma cadeia de valor sustentável, capacita e prepara os agricultores familiares para adoção de sistemas agroflorestais, gerando renda e resolvendo problemas de degradação dos solos, desmatamento, recuperação de áreas antes destinadas para pasto ou impróprias para o plantio.
Atualmente, a OKA compra polpas de dez pequenos agricultores da associação ANPROTERRA e começa o trabalho com associações de produtores rurais nos municípios de Terra Alta e Augusto Correia. São mais de 160 famílias trabalhando na produção de frutas e polpa, integradas com a empresa na preservação da Amazônia por meio do aumento de áreas em sistemas agroflorestais e manejo sustentável das Áreas de Preservação Permanentes.
A OKA produz uma linha de sucos com frutas tropicais (acerola, goiaba, maracujá e caju) e uma linha de frutas amazônicas (cupuaçu, taperebá, bacuri, buriti e açaí), ambas embaladas em garrafas de 300ml e 900ml. Os sucos são vendidos no mercado da Região Metropolitana de Belém.