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AMAZ seleciona 06 negócios inovadores para seu portfólio em 2022

Foto: Pré-aceleração da AMAZ (Obs.: todos os participantes estavam testados e imunizados contra a Covid-19)

Seis negócios de impacto com atuação na Amazônia Legal receberão investimentos da aceleradora

A AMAZ aceleradora de impacto concluiu o processo de seleção dos negócios que serão acelerados e investidos em 2022. 

Os seis negócios atuam com soluções inovadoras para o desenvolvimento de produtos e serviços em cadeias de valor estratégicas para a conservação da Amazônia em áreas como reflorestamento, projetos de carbono e conservação florestal, produção de óleos, alimentação e turismo de base comunitária. 

Os selecionados foram BrCarbon, Floresta S.A., Inocas, Mahta, Soul Brasil e Vivalá. Os negócios têm atuação nos estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima.

Os seis passarão por um processo de aceleração em 2022 e receberão investimento inicial de R$ 200 mil, havendo possibilidade de reinvestimento (follow) de outros R$ 400 mil ao final do processo. O grupo foi selecionado dentre 156 negócios inscritos na Chamada 2021 promovida pela AMAZ. 

“Ficamos muito impressionados com a qualidade dos negócios, a escala de impacto que podemos alcançar, e o potencial de construir na prática uma nova economia aliada à conservação florestal na Amazônia.”, avalia Mariano Cenamo, CEO da AMAZ.

O  potencial de impacto aproximado dos seis negócios selecionados, entre cinco e dez anos, inclui mais de um milhão de hectares de florestas preservados, mais de 700 mil toneladas de emissão de carbono evitadas anualmente, 3.700 hectares de florestas recuperadas, centenas de famílias beneficiadas e injeção de cerca de R$ 30 milhões em comunidades locais.

Conheça os negócios

BrCarbon = Climate Tech Brasileira voltada à conservação florestal e restauração ecológica especializada em projetos de carbono.  Com equipe altamente qualificada,  utiliza estratégias inovadoras e tecnologia de ponta para acelerar, multiplicar e consolidar projetos de carbono e gestão florestal no Brasil.

Floresta S.A. = Implanta modelos regenerativos de produção agroflorestal em escala, com um portfólio de 10 culturas agrícolas e madeireiras. Além de produtos da bioeconomia, traz ao mercado financeiro oportunidade de investimento direto em agrofloresta na Amazônia, com rentabilidade alvo de 17% ao ano. 

Inocas = Tem como objetivo gerar uma alternativa ao óleo de soja e palma, alavancando a cadeia produtiva da macaúba como fonte de óleos vegetais sustentáveis. O piloto da companhia está localizado na região do bioma cerrado no Alto Paranaíba, em MG, e terá implementado, até o final de 2021, o plantio de 2.000 hectares de macaúba em sistema agrossilvipastoril em parceria com agricultores familiares. Com a entrada na AMAZ, a empresa expandirá sua atuação para a Amazônia Legal em 2022. 

Mahta = Foodtech que atua na área de suplementos alimentares produzidos com ingredientes predominantemente provenientes de comunidades amazônicas. Objetiva gerar inovação e valor, além de reduzir os impactos ambientais negativos, por meio de cadeias produtivas com a participação de comunidades locais, modelo que pode ser replicado para uma mudança sistêmica na indústria alimentícia. Simultaneamente, entregará valor nutricional diferenciado aos consumidores, impulsionando a conservação e regeneração da Amazônia.

Soul Brasil Cuisine = Tem como missão apresentar produtos com ingredientes da biodiversidade brasileira – especialmente a amazônica – sustentáveis, orgânicos, veganos e livres de substâncias artificiais para o Brasil e o mundo. Está no mercado há quase três anos, presente principalmente em empórios e supermercados do eixo Rio e São Paulo, além de exportar para Estados Unidos e Europa. Os produtos têm certificação orgânica.

Vivalá = Realiza expedições em Unidades de Conservação brasileiras por meio do turismo de base comunitária. Promove o desenvolvimento socioambiental do país de modo inovador, unindo em expedições vivências com comunidades e natureza. Já engajou mais de 900 viajantes de 10 países e injetou R$ 627 mil diretamente em comunidades tradicionais pela compra de serviços de base comunitária. 

Sobre o processo de seleção

A Chamada 2021 promovida pela aceleradora recebeu 156 inscrições, das quais 12 foram selecionadas para participar de um processo de pré-aceleração que aconteceu em novembro, a partir de um encontro presencial em Presidente Figueiredo, no Amazonas.

Empreendedores e empreendedoras trabalharam na metodologia do Modelo C, buscando entender melhor o funcionamento de seus negócios e os impactos positivos que geram ou são capazes de gerar, além de refletirem sobre como podem melhorar tanto seus modelos de negócio como indicadores e narrativas de impacto que podem agregar ainda mais valor a eles. 

A imersão proporcionou muita troca e conexão, e o grupo construiu seus próprios modelos de negócio e matriz de impactos positivos, ao mesmo tempo em que generosamente contribuiu para a construção dos modelos de outros negócios. 

O desempenho dos negócios no processo de pré-aceleração, juntamente com diligências realizadas pelo time da AMAZ para conhecer melhor a atuação de cada um deles e a realização de pitchs em dezembro, com participação de investidores e parceiros, foram os fatores que determinaram a escolha.

Sobre a AMAZ

A AMAZ aceleradora de impacto é coordenada pelo Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia), e conta com um fundo de financiamento híbrido (blended finance) de R$ 25 milhões para investimento em negócios de impacto nos próximos cinco anos, o primeiro voltado exclusivamente para a região.  

Tem como fundadores e parceiros estratégicos Fundo Vale, Instituto humanize, ICS (Instituto Clima e Sociedade), Good Energies Foundation, Fundo JBS pela Amazônia e Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA). Conta também com uma ampla rede de parceiros como Move.Social, Sense-Lab, Mercado Livre, ICE, Costa Brasil, Climate Ventures e investidores privados. 

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