Foto: Divulgação Latimpacto
A AMAZ marca presença em dois grandes eventos realizados no mês de agosto: a Conferência Impact Minds 2023: Stand Together 2023, da Latimpacto, construtora de ecossistemas que se destaca por aumentar o fluxo de capital humano, intelectual e financeiro para o impacto na América Latina e Caribe; e a Glocal Experience Manaus 2023, que acontece no centro histórico da capital do Amazonas, com a proposta de promoção de diálogos, encontros e cultura para pensar novos amanhãs a partir de uma perspectiva local e global.
Pela Latimpacto, a AMAZ integra o grupo Pan-Amazônia, que busca promover espaços de diálogo para conexão e aprendizagem compartilhada de organizações financeiras que atuam na região. Esse grupo promoveu três sessões online sobre os temas 1. Conceituando a bioeconomia na Amazônia, 2. Avançando a bioeconomia a partir de dúvidas e certezas sobre investimentos e empreendimentos e 3. O que resta a fazer e desenvolver? Construindo a rota para uma bioeconomia positiva, inclusiva e sustentável na Amazônia.
O objetivo final desta série de encontros é desenvolver o 1º paper com recomendações para governos e provedores de capital sobre o estado da bioeconomia na região, que será divulgado na Conferência Impact Minds.
Gabriela Souza, responsável pela aceleração de negócios e gestão institucional da AMAZ/Idesam, participará da conferência integrando a mesa temática sobre “A fronteira da bioeconomia e as oportunidades na Pan-Amazônia”, junto com Aline Souza (SBSA Advogados), Márcia Soares (Fundo Vale) e Maurício Verkooijen (NESst). O evento, que acontece de 28 a 30 de agosto, é voltado exclusivamente para o público de financiadores e mobilizadores de capital pelo impacto.
“A participação neste grupo tem sido muito rica para fortalecer a presença da AMAZ no ecossistema, viabilizando a conexão com atores e potenciais parceiros nacionais e internacionais que possuem atuação semelhante e/ou complementar à nossa e troca sobre experiências e aprendizados. A Conferência será uma oportunidade de aproximação deste grupo, principalmente de atores pan-Amazônicos, mas também de exposição do trabalho que temos realizado para investidores ainda não adeptos ou distantes da tese – iremos compor a agenda acadêmica em roda de conversa com Nesst, Fundo Vale e SBSA para discutir as fronteiras e oportunidades da bioeconomia na Amazônia”, analisa Gabriela.
O Programa Amazônia em Casa Floresta em Pé estará também presente na conferência da Latimpacto com estande de apresentação da iniciativa e comercialização de produtos.
Glocal Experience pela primeira vez em Manaus
A Glocal se define como uma plataforma de ideias e ações para o cumprimento da Agenda 2030, baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A primeira edição aconteceu em 2022, no Rio de Janeiro, e contou com a participação de milhares de pessoas, oferecendo conteúdo, oficinas, workshops e atrações culturais.
Em 2023, além de acontecer mais uma vez no Rio de Janeiro, a Glocal chega a Manaus com o mesmo formato, com acesso gratuito às atividades e com a intenção de ser um catalisador da união de diferentes setores, iniciativas e pessoas na busca de soluções para o atingimento da Agenda 2030. A premissa do movimento é pensar global e agir local, incentivando pactos diversos para a implementação dos ODS.
Na capital amazonense, a Glocal Experience acontece nos dias 26 a 28 de agosto, com atividades no Largo São Sebastião (Palco Show e Espaço Criança), Palácio da Justiça (Palco Impacto / Palco Desafios e Soluções / Espaço Mão na Massa), Salão do Hotel Juma Ópera (Palco Glocal) e no Teatro Amazonas (Shows: Encontro das Águas e Encontro dos Bois de Parintins).
Rafael Moreira, responsável pela seleção de negócios da AMAZ/Idesam, participa do evento compondo o painel “ Negócios de Impacto: Os Desafios de Gerar Lucro e Impacto Positivo”, que acontece no dia 27/08, das 12h às 13h, no Salão do Hotel Juma Ópera.
“O evento Global Experience Manaus faz eco com o modo de atuação da própria AMAZ, buscando integrar atores internacionais, regionais e locais em uma agenda ampla com o propósito de manter a floresta em pé, conservar e beneficiar as populações e comunidades tradicionais, integrando para isso atores das mais variadas formas de atuação social. Especificamente nesta agenda, conversaremos a respeito do desafio de integrar impacto e lucro.”
Add a Comment