_A1A1545 (1)

Academia Amazônia Ensina promove expedição com comunicadores da Aberje

Foto: ACAE/Divulgação

Conhecer para comunicar. Esse é o mote da expedição que a Academia Amazônia Ensina (ACAE) promove nos próximos dias 01 a 06 de outubro, voltada a membros da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), e que conta com o patrocínio da multinacional alemã Basf e do Itaú Unibanco, além do apoio da Bayer e da LATAM Airlines.

A ACAE preparou um roteiro exclusivo para os profissionais que trabalham com comunicação e sustentabilidade nas empresas. A jornada “Dos Saberes Tradicionais à Ciência Contemporânea: formando Comunicadores para a Sustentabilidade” prevê o contato com pessoas, espaços e dinâmicas que abrangem temas como pesquisa e desenvolvimento, bioeconomia, empreendedorismo de base comunitária e cadeias produtivas sustentáveis, por exemplo. Os participantes também vão acompanhar palestras, visitas técnicas, fazer passeios culturais e conhecer trilhas guiadas, tanto por terra quanto por água.

Maria Eugênia Rocha Tezza, diretora-executiva da ACAE, destaca que um dos grandes diferenciais das expedições promovidas pela Academia é que a vivência é guiada por pessoas que vivem na Amazônia, como líderes comunitários, representantes de instituições de ensino e pesquisa brasileiras e por comunicadores locais.

“Quando falamos da Amazônia, falamos, principalmente, das pessoas, do povo da floresta. Temos uma imensidão verde de floresta formando uma biodiversidade incalculável, mas as pessoas são o ponto alto desta jornada em específico, que tem o foco no poder da comunicação para a promoção de práticas sustentáveis e estímulo à conservação e proteção da natureza. Vamos conversar com o pesquisador nascido e criado em Manaus, com um conhecimento muito aprofundado e específico sobre determinada área da natureza, e com o ribeirinho, empreendedor de turismo e base comunitária, por exemplo. São pessoas e histórias riquíssimas, e experiências de tirar o fôlego”, diz Maria Eugênia.

ACAE realiza cinco expedições em 2023

Neste ano, a Academia Amazônia Ensina promoveu duas expedições abertas ao público, em janeiro e julho. Nesta última, contou com acompanhamento da Emissora Globo no Paraná, que prepara matéria especial sobre conexões entre a Amazônia e a Mata Atlântica. Em maio, uma terceira expedição foi promovida, desta vez envolvendo duas trupes de teatro, uma brasileira e outra da Dinamarca.

Em agosto, a ACAE realizou a expedição Latimpacto, voltada a público internacional que esteve no Brasil participando da  Conferência Impact Minds 2023: Stand Together 2023, com o olhar para desafios e oportunidades dos negócios relacionados à bioeconomia. E ruma agora para a quinta expedição do ano junto com a Aberje, envolvendo as áreas de sustentabilidade, comunicação empresarial e corporativa e gestão social das empresas.

“Estamos muito felizes com o caminho que a ACAE tem tomado. Percebemos a importância de estar nesses diferentes ambientes para que o diálogo aconteça, mas também para que coisas concretas possam acontecer. Sinto que a Academia está fazendo o seu papel, proposto desde sempre, que é preparar as pessoas para os desafios econômicos, sociais e ecológicos do século 21. E estamos muito entusiasmados com essa abertura, principalmente com o público B2B, corporativo, para entender a Amazônia dessa maneira contextualizada”, destaca Maria Eugênia.

E a ACAE já está também com inscrições abertas para a expedição de janeiro de 2024, aberta ao público, tendo já preenchido 50% das vagas oferecidas.

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *