Foto Omar Velásquez Rojas

Casa Tucum é inaugurada no centro da cidade do Rio de Janeiro

Foto: Omar Velásquez Rojas

Espaço demarca território indígena na capital fluminense como plataforma das artes indígenas do Brasil e seus fazedores

A Tucum inaugurou, no centro da cidade do Rio de Janeiro (Rua do Rosário nº 30), a Casa Tucum. Mais do que um espaço de comercialização da arte e do artesanato indígena de diversas partes do país, o lugar é um centro cultural que demarca território no coração da capital fluminense, sendo espaço de resistência e de encontro com a cultura indígena, de diálogo e construção permanente.

A Casa foi aberta ao público no dia 19/04, Dia dos Povos Indígenas, com extensa programação que incluiu roda de maracá e de rapé, cantoria, cerimonias tradicionais, apresentação da curadoria artística da casa, apresentações musicais, abertura de exposição, roda de conversa, contação de histórias, pintura corporal, oficinas, e seguiu até o final do mês com a participação de indígenas de diversas etnias.

Lideranças, sabedores e artistas de diversos povos estiveram presentes para celebrar e reafirmar as artes indígenas do Brasil como ferramenta de luta.

O propósito do espaço é difundir e valorizar as diversas narrativas originárias, promover ideias decoloniais e reflorestar as mentes dos visitantes. Além de atividades culturais permanentes, a Casa Tucum comercializa artes indígenas de diversas regiões do país.

“Foi a realização de um sonho. Foi um momento muito forte, uma força ancestral que se formou, se fez presente dentro da casa, e a gente de fato demarcou esse território com a presença desses parentes lá. A Casa vai ser um espaço para as pessoas se aproximarem da realidade e da cultura de nossos parceiros. Um espaço de reafirmação das artes e dos povos indígenas do Brasil”, analisa Amanda Santana, sócia fundadora e diretora criativa da Tucum.

A Casa Tucum integra o projeto Reviver Cultural, da Prefeitura do Rio, que pretende revitalizar o centro da cidade através de espaços culturais.

Confira o vídeo de inauguração

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *