Fotos: Divulgação Mahta
Em junho, durante a NaturalTech, a Mahta, especializada em alimentos naturais e regenerativos, lançou o leite de castanha orgânico em pó, com 100% de castanha do Brasil. Além disso, o negócio anunciou a entrada de um novo sócio: o Chef paraense Thiago Castanho.
O leite de castanha em pó é alternativa regenerativa e sustentável ao leite de vaca, sendo 100% natural e integral. Não contém lactose, glúten, açúcar, conservantes, aromatizantes ou espessantes.
“Estamos falando de um compromisso com a saúde e com o meio ambiente. Seu perfil nutricional é impressionante, com alto teor de vitaminas e baixo teor de açúcares e carboidratos. Além disso, é rico em gorduras insaturadas, como o ômega-3, que são essenciais para a saúde do coração e do cérebro. Ao escolher esse produto, estamos apoiando um modelo de produção sustentável e regenerativo, que valoriza a biodiversidade e contribui para a preservação da floresta amazônica e de seus recursos naturais”, analisa Edgard Calfat, sócio fundador da Mahta.
Max Petrucci, também fundador do negócio, destaca que a empresa tem como missão em sua trajetória apoiar o modelo dos SAFs (Sistemas Agroflorestais) e fortalecer o impacto social positivo por meio de relações justas e sólidas com pequenas comunidades extrativistas da Amazônia.
Novo sócio

A Mahta conta agora também com um novo sócio, o chef de cozinha paraense Thiago Castanho, conhecido por sua atuação como apresentador do programa “Sabores da Floresta” no Canais Globo, no qual apresenta aos telespectadores a riqueza da culinária amazônica, explorando ingredientes típicos, como o tucupi, o açaí e o jambu, além de apresentar receitas e técnicas tradicionais.
“Estou muito feliz em me tornar um sócio da Mahta. Compartilhamos um propósito comum de aprender e compartilhar os saberes da floresta com o Brasil e o mundo, pois acreditamos que esse conhecimento valioso pode enriquecer vidas, preservar a natureza e promover a conscientização sobre a importância da biodiversidade”, afirmou Thiago Castanho, chef brasileiro nascido em Belém do Pará, onde cresceu em meio à diversidade e riqueza da culinária amazônica.
“A parceria com Thiago Castanho é um marco para a Mahta. Seu conhecimento, talento e paixão pela Amazônia nos inspiram e fortalecem nosso compromisso com a sustentabilidade e a preservação da floresta. Juntos, pretendemos explorar ainda mais a riqueza da gastronomia amazônica e desenvolver produtos que valorizem a biodiversidade e a cultura local”, afirma Max.
Participação na Natural Tech
A Mahta participou da NaturalTech, maior feira de produtos naturais da América Latina, com estande próprio. O negócio já tinha experimentado participação no ano passado, por meio do estande do programa Amazônia em Casa Floresta em Pé, promovido pela AMAZ, Idesam e Climate Ventures para proporcionar acesso a mercados.
Max avalia a experiência deste ano como muito positiva, tanto que a Mahta deve participar novamente da feira em 2024:
“Foi muito importante a participação neste ano, principalmente para reforçar reputação. E isso tem um reflexo primário em vendas, no nosso caso por meio dos influencers. Geralmente, feiras como a NaturalTech têm o varejo como principal canal. As marcas têm como principal objetivo receber os varejistas que vão até lá fazer pesquisa, conhecer novidades. Recebemos quase 100 sondagens desse público. Não estamos nesse momento, mas, em compensação, mecanismo similar acontece com os influencers. Muitos que a gente ainda não conhecia, ou que não tinha proximidade, foram até o nosso estande e nos deram feedbacks sobre a marca e o produto. E vendemos cerca de R$ 40 mil em produtos. Por todos os motivos, a participação foi muito boa.”
Add a Comment